segunda-feira, 23 de junho de 2008

Os Lusiadas

Os Lusíadas é uma obra poética escrita por Luiz vas de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no periodo literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.
A obra é composta de dez cantos, 1102 estrofes que são oitavas descasílabas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana. A acção central é a descoberta do caminho marítimo para a Indias por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.


Publicado em 1572, Os lusíadas é considerado o maior poema épico da língua portuguesa.
Constituído de dez cantos. Canto é a maior unidade de composição da epopéia, estando para esse gênero como o capítulo está para o romance.
Os lusíadas somam 1102 estrofes, em oitava-rima [ABABABCC].
Ao todo, são 8816 versos decassílabos.

Título:
Lusíadas - significa 'Lusitanos', ou seja, são os próprios lusos, em sua alma como em sua ação.

Herói:
O herói de Os lusíadas não é Vasco da Gama, mas sim todo povo português [do qual Vasco da Gama é digno representante].

Tema:
Camões cantará as conquistas de Portugal, as glórias dos navegadores, os reis do passado; em outras palavras, a história de Portugal.

Ação:
a ação histórica- a viagem de Vasco da Gama, onde são também apresentados fatos importantes da história de Portugal;a ação mitológica- a luta entre Vênus [protetora dos portugueses] e Baco [adversário desses navegantes].